sexta-feira, 27 de abril de 2012

DADOS X INFORMAÇÃO


Muitas pessoas pesam que dados e informação sejam a mesma coisa, na verdade existe uma diferença entre um e outro.
Definições para dados e informação segundo o Aurélio.
Dados: "Elemento de informação, ou representação de fatos ou de instruções, em forma apropriada para armazenamento, processamento ou transmissão por meios automáticos”. 
Informação: "Conhecimento amplo e bem fundamentado, resultante da análise e combinação de vários informes; Coleção de fatos ou de outros dados fornecidos à máquina, a fim de se objetivar um processamento”.
Com as definições do Aurélio já podemos ter uma noção básica do que significa cada um dos dois, mas e agora como isso age dentro da informática, mais precisamente dentro da de sistemas da informação.
Vamos tentar entender de uma maneira bem simples, todas as vezes que você estiver na frente do seu computador com o Word aberto e digitando palavra por palavra, cada palavra será um dado em seu texto, porem a correta organização dessas palavras lhe dará uma informação, tendo explicar de outra maneira, o texto que você está lendo agora, se deixarmos as palavras embaralhadas, ou deixar apenas uma palavra na tela, vocês entendeu alguma coisa? Não, pois não teremos informação nenhuma, agora a partir do momento que eu organizar as palavras na ordem correta eu terei passado uma informação para vocês.
O computador existe dispositivo de entrada e saída de dados e informações um exemplo de dispositivo de entrada seria o próprio teclado seja ele em forma de hardware ou software (teclado virtual presente no Windows)
 um exemplo de dispositivo de saída seria uma impressora ou o próprio monitor, pois por meio deles seremos capazes de vermos a reunião de vários dados que se transformaram em informação, quando é inserido um dado por meio do teclado esse dado passara por um processo dentro do computador, veja a imagem a baixo.






Pela imagem acima podemos ver que existe um entrada de dados onde o computador vai processar esses dados e dará a informação para o usuário, podendo haver o armazenamento e também o aproveitamento dessa informação em outro dado momento, pois com o armazenamento você poderá usar quantas vezes quiser uma determinada informação.
Veja a baixo um exemplo para podermos compreender melhor;

Se um professor chegar a uma sala de aula e gritar NOVE os alunos entenderão alguma coisa, agora se o professor chegar à sala de aula e gritar "NA PAGINA NOVE DA APOSTILA CONTEM ALGUNS EXERCÍCIOS".
No exemplo anterior podemos perceber que no momento em que o professor chegou e gritou NOVE te garanto que nenhum aluno entendeu o que o professor quis dizer com isso, mas no momento em que o professor gritou  NA PAGINA NOVE DA APOSTILA CONTEM ALGUNS EXERCÍCIOS, todos os alunos entenderam, pois no primeiro instante o professor passou apenas um dado, porem no segundo instante o professor reuniu vários dados em uma única frase e criou a informação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário